Zumbis: o livro dos mortos
Então, gostaram do novo visual? Esperem que ainda vem mais por aí!
Jamie Russel é um aficcionado por filmes de terror e escreveu "Zumbis: o livro dos mortos" para as pessoas que curtem o gênero; e eu com certeza sou um deles.
O livro é da editora Barba Negra. Os livros dela geralmete são cheios de desenhos, e Zumbis não foge disse. O livro é cheio de imagens de filmes e sua arte é sublime! Cheio de Zumbis decompostos, cérebros e carnificina.
O conteúdo não perde em nada para a aparência, Jamie explica ao leitor toda a história zumbi no cinema. Mas não espere um simples bla bla bla de títulos sobre títulos com o seus enredos. O cara destrincha os filmes e oferece ao leitor a visão do cineasta, até mesmo nos filmes mais abomináveis do submundo do cinema, e mostra como o zumbi foi usado como alegoria para suas críticas.
È inevitável falar de zumbis e deixar de falar de George A. Romero, então nosso autor trata dos filmes dele como um divisor de águas do cinema zumbi, e eu com certeza concordo com ele, mas o que mais surpreende é a análise de seus filmes, que com certeza nos deixa abismados, quando ele tira críticas sociais de uma cena onde um morto-vivo come um cara enquanto este luta pra sair das mordidas.
Para quem curte a cultura zumbi este livro é definitivamente indispensável no seu acervo, e para quem não curte vale a pena dar uma olhada, vai que muda de ideia.
No final os editores brasileiros, muito bem humorados, atualiza o leitor sobre produções brasileiras de cinema zumbi (até estou tentando achar uma cópia de "Capital dos mortos") mais alguns detalhes que escaparam ao nosso querido autor. Além disso o livro tem um índice de quase todos os filmes em que o zumbi deu com a sua cara podre com uma pequena resenha acompanhando, e não espere elogios, se o filme for ruim de doer ele vai falar (ainda bem).
Bem humorado, ilustrado e instrutivo, ótimas pedidas para uma leitura de domingo à noite antes de ir dormir!
Leia mais...