quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A origem - o filme em livro


Quem não gostou deste filme? Um roteiro quase impecável de Christopher Nolan, o diretor do aclamado ( e idolatrado) Batman - O cavaleiro das trevas.
O que este filme trás de tão impressionante? Aquela sensação de como são as coisas em um sonho? Ou será a perspectiva de alguém poder entrar na sua cabeça enquanto está dormindo e bagunçar com ela?
Na realidade acho que a soma de tudo isso. A ideia de sonhos em níveis e a capacidade de mexer no subconsciente de uma pessoa é como uma forma de hipnose melhorada na qual as possibilidades são enormes.
Muitos já tentaram brincar com a ideia de entra na cabeça das pessoas, mas há nada igual. Até mesmo A Cela com Jennifer Lopez (na qual ela entra na mente de um assassino para encontrar uma de suas vítimas), que na época tinha uma fotografia incrível e um roteiro (pra modinha da época) muito bem feito não chega aos pés da complexidade e simetria que A origem tem.
gira, gira sem parar..
Claro que, como todo bom filme o roteiros tem buracos, neste eles são pequenos, mas importantes. Como quando no primeiro nível a van capota, sei lá, três vezes e no segundo nível você vê o hotel girando, mas no terceiro nível, não acontece nada. Era pra ter pelo menos (sincronizando os tempos e respeitando a velocidade) o terceiro nível ter dado uma inclinada, nem que fosse minimamente perceptível. Aposto que o diretor tem uma resposta pra isso...
Que tal dar uma olhada no roteiro concebido pelo diretor? Para isso existe o livro do filme chamado 
Inception: The Shooting Script que não foi lançado no Brasil. Foram dez anos (eu disse dez) de trabalho que resultaram neste excelente filme. O roteiro teve modificações, é claro, e podemos ter uma noção disso com uma entrevista logo no começo do livro. Também somo presenteados com partes do storyboard do filme! Ah e também os primeiros rascunhos de Christopher sobre a ideia de sonhos dentro de sonhos e a forma de escapar deles.

Infelizmente como não foi traduzido ele deve ser importado (existem lojas online brasileiras com o produto em estoque), mas sem nenhum gasto absurdo, o livro em si é relativamente barato e vale o investimento.

Ainda não está convencido? Não tem problema, que tal dar uma degustada no livro? Clique na imagem dele logo aí abaixo e leia alguns trechos! Ah e a entrevista está na íntegra!

Oi? Ainda lendo o meu post? Que legal!! Então de presente aqui vai um infográfico de como rola o filme dentro das camadas de sonho e o que acontece em cada uma delas junto com os personagens!

clique na imagem para aumentar

Ainda não tive tempo de traduzir, mas assim que puder eu troco ela, mas vou por a tradução do que acontece com cada um depois que acordam (ou não).

Saito (turista) : honra o acordo (eu amo a cultura japonesa, se fosse brasileiro Cobb tava ferrado).
Ariadne (arquiteto): pagas dívidas estudantis (menina aplicada).
Coob (extrator): parou de sonhar? (essa dúvida me mata).
Fischer (a vítima): Dissolve a companhia do pai (funcionou O.o).
Eames (falsificador): sofre roubo de identidade (irônico não).
Arthur (pointman- na estratégia militar esta é a pessoa mais exposta em campo de batalha- obrigado wikipedia!): mantendo-se na realidade, ainda (xiiii).
Yusuf (químico): sofre de insônia (...).



0 cutucadas:

  ©Cumbuca Urbana: sanidade na insanidade diaria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo