domingo, 22 de fevereiro de 2009

Olha o carnaval ai!

Faaala galera!!

Estou de volta! Agora são 2 da manhã em Brasília e acabei de chegar da festa “cultural” brasileira mais famosa do mundo: o carnaval. Aí você se pergunta: quem diabos escreveria num blog a esta hora da manhã e depois de uma festa desta?
Bem o cara em questão sou eu. Estou de plantão mesmo e não podia ficar muito tempo na balada... Fazer o que...

Mas vamos ao que interessa a este tópico: falar algo de alguma coisa!

A “alguma coisa” em questão é o próprio carnaval.Não vamos falar das músicas, das mulheres maravilhosas, das bebidas e da farra ( não quero entrar em depressão por isso...) mas sim da onde apareceu isso.

Bem como o Brasil foi colônia em sua história e muita coisa que temos em nossa cultura foi importado, com o carnaval não podia ser diferente. Ele veio dos europeus no século XIX, mas nós o aperfeiçoamos.

Mas a que tudo indica o carnaval veio muito antes disso.

Ok. Para começar vamos colocar o que o nosso amigo dicionário diz sobre o carnaval:
Segundo o dicionário Melhoramentos 10a edição de 1996 (o único em minha casa, e que estava beeem empoeirado) diz isso:

Carnaval: SM 1 Período de três dias que precede a quarta-feira de cinzas. 2 Festejos que se realizam durante esses dias, iniciando-se no sábado imediatamente superior.


Legal, isso foi muito esclarecedor. Muito mesmo. Mas o que a história nos diz?

Bem segundo o pessoal da história a carnaval existe há muito tempo, mas suas origens são obscuras (palavrinha legal pra dizer que não sabem muito bem da onde veio). Há relatos que na Grécia antiga o carnaval já tinha aparecido, uma festa em homenagem a um deus, saturno. E também no antigo Egito. O carnaval como eu pude ver era visto como uma festa popular em que a galera saía nas ruas fantasiadas e fazendo a maior zorra. Pois bem o carnaval aqui no Brasil acontece antes da quaresma, isso significa no fundo que: o pessoal antes de entrar em abstinências (que a igreja católica exigia antigamente) fazia a maior farra só pra tipo se despedir da vida boa.
È difícil encontrar fontes seguras sobre o carnaval... A própria história não nos ajuda com isso, o que temos de mais concreto está nos dias atuais... Mas fazer o que.
Mas, tipo assim, fiquei curioso pra saber sobre os ritos antigos do pessoal das antigas. Que tal a gente matar a curiosidade.

Bem pra isso acho legal dar uma olhada nos livros de história! Se algum filho de Deus puder me mandar mais informações sobre o carnaval ficarei feliz pacas!

Aqui vai algumas coisas que achei por aí:

Inventando carnavais: o surgimento do Carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas
FERREIRA, Felipe
Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
A partir do Carnaval carioca, eixo temático que percorre todo o livro, Felipe Ferreira analisa as transformações, durante o século XIX e início do século XX, no Carnaval de Paris, Rio de Janeiro e de Nice, dando ênfase à articulação entre espaço urbano e festa carnavalesca e à disputa das diferentes classes sociais pela conquista do “lugar carnavalesco”.


Grandes Civilizações - Egípcios - Gregos - Romanos - Chineses - Vikings - Incas - Astecas
Guy, John
Melhoramenos
Somos o que foram os mais distantes antepassados. "Grandes Civilizações" mostra as diferentes expressões da cultura, do engenho e da vontade humana das mais significativas civilizações do passado. Mais de 600 preciosas imagens guiam o leitor pelo extraordinário universo da vida pública e privada das avançadas civilizações antigas. Textos reveladores demonstram como viviam o homem, a mulher, a criança egípcios, gregos, romanos, chineses, vikings, incas e astecas. Os hábitos dos ricos e dos pobres, as vestimentas e a alimentação, a arquitetura e a ciência, a religião e o lazer: esse amplo leque de assuntos abordados nos permite conhecer intimamente o homem do passado e seu legado. As civilizações antigas ainda estão vivas no nosso modo de ser e de viver; e têm muito a mostrar e a dizer.

Muito bem , coloquei os que poderiam mais ou menso ajudar.. Bem acho que é só por hoje! E vamos Sambar!!

0 cutucadas:

  ©Cumbuca Urbana: sanidade na insanidade diaria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo