quarta-feira, 8 de abril de 2009

Olha a dentadura!

Nestes últimos dias estava sem idéias de livros para ler. Acabei de ler Anjos e Demônios (Brown,Dan 2004) e queria um estilo diferente para ler. Não estava muito afim de romances policiais (um do Jô até me chamou a atenção, mas...) então resolvi pesquisar pedindo algumas sugestões de livros. O que me surpreendeu (eu como re-iniciante no mundo literário) é que há uma onda Vampiresca nas redondezas.
Dezenas de livros sobre vampiros nas livrarias e na internet estão em destaque. E estão vendendo como água em dia de sol. Em uma pequena livraria agora frequento alguns deles só sob encomenda.
Mas o que levou esta onda de sangue e dentaduras afiadas? O que levou as pessoas a quere ler sobre o lado negro da força?
Bem... Como todo bom modismo ele começa com algo que fez muito sucesso e o pessoal foi atrás da “fórmula mágica”.
Acho que tudo começou com Crepúsculo (Meyer, Stephenie 2008), que rapidamente se tornou um Best-seller e abriu as portas para mais 3 livros e um que acabou de sair do forno (não se preocupe vamos falar deles daqui a pouco). A partir daí a turma se interessou pelo assunto. Claro que cada autor tem uma forma diferenciada de escrever e as histórias se baseiam em visões e públicos diferentes, mas todos têm o mesmo instrumento de trabalho: caninos afiados em belos rostos imortais.
Como comentei de Crepúsculo ai em cima, vamos falar dele então:



Crepúsculo 2008
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrinseca
O livro tem uma história ligeiramente diferente do que costumamos ver. Afinal vampiros são seres demoníacos com sede de sangue e sem qualquer valor moral (pelo menos até Anjos da Noite...). Este livro pode-se dizer é um “mix” de amores impossíveis com o mundo das sombras. O que acontece é que uma garotinha se apaixona por um garoto. Mas o amor não é impossível por causa das diferenças entre suas famílias (como em Shakespeare), por causa da diferença de classe econômica ou pela diferença de idade (bem...), mas sim porque o cara por quem ela está apaixonada é um vampiro. Bem... a cama de gato está armada agora cabe a você descobrir o q vai acontecer.
Crepúsculo já virou filme. Ele é mais voltado ao público adolescente normal. Digo “normal” porque se você é meio gótico e adora vampiros na sua forma “original” pode não gostar do enredo dessa história...

Esta série tem mais 2 livros lançados aqui no Brasil e mais um que vai chegar daqui a algum tempo. Na próxima eu falo sobre eles! Até mais!

0 cutucadas:

  ©Cumbuca Urbana: sanidade na insanidade diaria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo