“Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.”
Leonardo Da Vinci
Opa! Opa! Opa! Beleza turma?
Comecei o artigo de hoje com uma frase que caiu como uma “luva” para o tema de hoje.
Lembram-se do artigo sobre outras línguas? Falamos da importância de se conhecer outras línguas. Até um exemplo eu dei.
Nessa história toda, de falar outra língua e a frase do Da Vinci, coloquei o tico e o teco pra funcionar.
Pensei: falei que é bom para uma pessoa saber falar outra língua, mas esta pessoa só vai aprender se realmente quiser. Lendo a frase de Da Vinci percebi uma semelhança entre os temas; a pessoa que decidir estudar outra língua tem que estar comprometida com isso, tem que querer manter a mente ativa, para não perder a sua pureza e a força, deixar a mente aberta. Mas muitas pessoas deixam isso de lado, até mesmo quem termina o ensino médio e parte para uma faculdade.
Exercitando a mente você a deixa sempre aberta para novas coisas, até mesmo a vontade de saber aumenta! Você vai descobrir que quanto mais se sabe, mais quer saber! Vai estar pronto pra o que precisar na hora que for!
Mas, então, o que pode exercitar a mente?
Nem me vem falar que é assistindo TV, tentar descobrir quem vai sair de um reality show ou mesmo quem vai ganhar o clássico de domingo! E adolescente que vier falando que é bater papo num chat, jogar on-line ou hackear um Zé Mané qualquer vai levar “bulacha” na orelha.
Exercitar a mente é deixá-la viajar sozinha (sem uso de qualquer artifício químico, por favor). Tipo naqueles dias em que você está em sua casa, tranqüilo e sozinho, e começa a lembrar daquela gatinha (o) que conheceu ontem, tenta imaginar o que você poderia ter feito pra pegar ela, ou mesmo imaginando uma conversa com seu velho pra conseguir patrocínio pra aquele show, (daquela banda mesmo, que ele odeia). Ou ficar tentando descobrir porque diabos a sua avó ainda insiste em te encher de lanchinho sendo que acabou de se empanturrar na lanchonete. Isso é exercício de mente! É deixá-la fluir mesmo, viajar na batatinha, ficar em “standby”.
É uma coisa legal de se fazer sempre. E tem como ficar melhor ainda! Aposto que até já sabe o que eu vou dizer. E lendo meu amigo.
Experimente pegar um livro de ficção para ler, e procure um lugar sossegado e bem iluminado. Dê um tempo em tudo e mergulhe nele. Quando se der conta vai estar “vendo” o que está acontecendo no livro, e quanto mais detalhista for o livro mais real será para você.
O legal de livros de ficção é que não temos que nos preocupar em guardar informações técnicas ou dados históricos, ou mesmo se preocupar porque disso ou aquilo.
Só pra dar um exemplo:
No livro “O Ditador” de Sydney Sheldon em determinado ponto da história um carinha escapa de um tiro quando se abaixa para pegar uma rosa no chão (quando li isso, juro que quase não terminei de ler o livro)
PS: O Ditador, 1995, editora Record
Mas ocorreu que eu quando eu estava lendo eu “vi” acontecer, é totalmente diferente de assistir um filme, pois o que você imagina, mesmo sendo induzida pelo escritor, ainda tem a forma que você acha melhor.
E pra terminar um dado interessante que não tinha me dado conta:
Livros caros são apenas os de estudantes mesmo, os de direito, medicina, engenharia etc. Os demais não são tão caros assim. Fica mais barato comprar um livro pra ler de vez em quando do que sair pra uma balada qualquer a noite. Pense nisso. O mais loco de tudo é que sua visão geral muda, ao ler o livro mais de uma vez a sua leitura se aperfeiçoa, você começa a ver coisas que o escritor deixa nas entre linhas ,coisa que não se percebe na primeira leitura ou porque você não estava preparado o suficiente.
Quer mais um bônus? Sim, tem mais claro!
Seu vocabulário aumenta pacas! Quem nunca travou pra escrever ou descrever algo porque não achava a palavra ideal? Se lesse com certa freqüência isso não ocorreria. E detalhe enquanto digitava este artigo algumas vezes tive que parar para encontrar a palavra ideal... to precisando ler mais (e ter mais algumas aulas de português porque aposto que este artigo está cheio de erros hehe).
E ainda por cima vai ter mais assunto pra conversar com outras pessoas, não assuntos nerds lógico, mas sim, de tudo um pouco! Esta achando que to tirando com a sua cara não é?
Não, não estou. Por criar o hábito de ler sua mente com certeza estará aberta, suas idéias mais claras e como todo ser humano ainda estará interessado nas coisas de antes: futebol, carros, filmes (que também é cultura em alguns casos), musica, moda etc... te deixando no ponto pro que der e vier!
Depois deste discurso acho que seria legal postar algumas sugestões. Desta vez como as dicas serão mais pra diversão, vou dar várias! Então este artigo terá mais algumas partes, mas nelas apenas um melzinho para terem uma idéia do livro!
Neste artigo não vou colocar nada, até porque ele ja tá bem grandinho! Fica para a próxima! Até mais!
Leia mais...