quinta-feira, 26 de março de 2009

Made in Brazil

Voltei! Depois de dias fora! Cara que dificuldade ta pra postar por aqui!
Mas bem vamos nós por a “prosa” em dia.

Desta vez que tal falarmos de livros “made in brazil” ? Como o tema Romance policial, claro
Bem nós também temos muitos escritores ótimos, mas não sei bem se isso ocorre nos livros de romance policial.
Quando eu era moleque adora ler o livro Turma do posto 4: operação fusca envenenado (1973) de Luís Santiago (pseudônimo de Hélio do Soveral Rodrigues de Oliveira Trigo). Era uma galerinha (rica por sinal) que saiu para investigar uns caras que faziam assaltos e fugiam em um fusca azul envenenado. O livro é antigo, mas é uma ótima leitura. Deste autor posso dizer que ele muito contribuiu para este ramo da literatura brasileira (mesmo sendo português), mas infelizmente não é muito reconhecido. Infelizmente não cheguei a ler outra obra dele, mas se os outros livros tiverem a mesma qualidade deste com certeza não é perca de tempo.
Segundo reza a lenda sua obra está publicada assim:
A turma do posto 4 publicada de 73 a 79 com 35 títulos sob o pseudônimo de Luís Santiago, Os Seis de 75 a 84 com 19 títulos sob o pseudônimo de Hélio do Soveral e por fim Missão Perigosa com 13 títulos sob o pseudônimo de Yago Avenir (ooo imaginação pra nome), este último não consegui encontrar datas de publicação.
Livro do nosso querido Hélio serão mais facilmente encontrados em sebos e bibliotecas...
Mas ao tema! Existe também a Coleção Vaga-lume! São vários autores e seu público alvo é pro pessoal mais jovem (pra época não é...) seus títulos são a partir de 1972 (...) a editora deste feito foi a editora Atica. Destaque para “o cadáver que ouve rádio”, interessantíssimo.
A coleção Vaga-lume é mais simples de achar, até pela internet pode-se encontrar!
Podem ser antigos, mas cara na tem como não ficar com os olhos pregados nestes livros ao lê-los! Ótima pedida naqueles dias que não tem saco pra nada e se está totalmente á toa. O tempo passa voando!

E por falar em voando to “picando a minha mula”. Depoi eu continuo esse nosso papinho “made in brazil”.

Fui!

0 cutucadas:

  ©Cumbuca Urbana: sanidade na insanidade diaria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo