domingo, 29 de março de 2009

O Chico que é Buarque

Aeee rapaziada!!!

Vamos que vamos! hoje estou com vontade de falar de lançamentos. Um em especial me chamou a atenção: o nosso querido Chico Buarque. O cara lançou um livro ontem que se chama Leite Derramado.

Antes de falar da obra, peço licença aos senhores para falar do autor:

Chico nasceu em 1944, começou sua carreira artística em 60 não sendo muito expressiva nesta época, fez 2 anos de faculdade de Arquitetura que não gostou muito pois em 1965 passou a se deicar de vez à sua vida artística. Em 65 que o Chico se inscreveu no I Festival Nacional de Musica Popular Brasileira com a música "O carnaval", mas foi em 66 que ganhou o Festival com a música "A banda" que foi interpretada por Nara Leão.

Daí em diante o garoto começou a se destacar no mundo do MPB, principlamente em festivais. Compôs várias músicas para filmes, alguns recentes até. No seu curricullum consta 37 álbuns e 16 DVD's.

E não pára por ai não amigo! Chico também é dramaturgo. Autor de 5 peças de teatro (de 67 a 83) e 3 filmes dos quais 2 participou como co-autor.

Como escritor publicou 7 livros antes de "Leite Derramado".

Agora que tal falarmos do livro?

No geral o livro é quase um "Memórias Póstumas de Brás Cubas" misturado com "Dom Casmurro". A diferença é que o nosso protagonista está quase "empacotando" num hospital, sem dinheiro contando sobre a sua desgraça e a vida de sua família: os Assumpção.O nome do morimbundo é Eulálio e o cenário é o Rio de Janeiro de várias época.

A história do nosso Eulálio é que ele se casou com uma moça de cor e de nivel educacional baixo, durante algumas vezes ele humilha a moça, já que ela não teve a mesma educação que ele. Também como ela sendo muito bonita desperta em Eulálio uma dose exagerada de ciúmes (como em Casmurro).

Imaginem o "angu de caroço" que é este relacionamento: mulher sendo humilhada pelo marido e o mesmo com cíume dela? No que vai dar isso? Ela sai um dia de casa, claro, e nunca mais aparece, isso é o que acaba acontecendo. Deixando o nosso coitado Eulálio na rua da amargura.

É neste enredo meio trágico que se desenrola uma pitada de mistério e comédia.

Acho que o livro em si pode ser uma opção interessante para um final de semana mais "relax".

1 cutucadas:

Livia disse...

Tenho acompanhado este blog desde o início e percebo sua evolução através das postagens que são variadas e interessantes.Parabéns eronx pelo trabalho que você vem desenvolvendo.

  ©Cumbuca Urbana: sanidade na insanidade diaria - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo